Tenho procurado aqui nesse espaço, tratar com exclusividade de temas jurídicos atuais e que interferem no cotidiano, especialmente da classe empresarial.

Entretanto, diante dos últimos acontecimentos políticos nada republicanos, temos vivenciado atos do Poder Judiciário, que têm interferido diretamente na economia nacional e, por consequência, diretamente na vida de todos nós, vou me dar a liberdade de expressar nesse artigo a minha preocupação com o cenário atual.

A economia, que recentemente dava claros sinais de recuperação e acalentava a nossa esperança de dias melhores, agora mostra sensível queda em decorrência de uma discussão “jurídica” que impera em todo país, ou seja, se ocorrerá novo impedimento de um Presidente da República e se a sucessão ocorrerá de forma direta ou indireta.

Já há algum tempo, temos convivido quase que diariamente com notícias veiculadas na imprensa nacional, que indicam a cada dia, novas ocorrências de flagrante gravidade.

Essas notícias, que em muitas ocasiões são divulgadas parcialmente pela imprensa, uma vez que os fatos nem sempre são conhecidos em sua totalidade, gerou uma crise política de grandes proporções e gravidade, que já lança o país num intolerável estado de incerteza, afetando diretamente a nossa economia.

Por outro lado, não podemos ser ingênuos e acreditar que essas operações têm como único propósito passar o país a limpo e acabar com a corrupção, pois é possível que existam também interesses ocultos que possam beneficiar alguém.

Não podemos esquecer ainda, dos vazamentos seletivos de notícias e áudios que em muitos casos deveriam estar revestidos de sigilo nos autos do processo, o que contraria inclusive a própria Constituição Federal.

Resta saber a quem esses fatos estão beneficiando, pois não podemos ficar à mercê de uma situação que nunca termina.

Diante desse quadro de enorme incerteza, só nos resta solicitar para que todas as autoridades envolvidas empreendam todos os esforços necessários, para buscar uma saída a breve prazo para a crise, afastando a insegurança que decorre dessa indefinição geral.